Textos


VOCÊ SABE?


      Segundo os estudos especializados, no território que corresponde hoje ao Brasil falavam-se cerca de 1.300 línguas indígenas e hoje são falam-se apenas 180? Línguas!  O espanhol é uma língua, mas é falada por quantos povos e em quantos países? Pois é....este é um dado do silenciado genocídio no Brasil! Desde os tempos coloniais até hoje atos genocidas e etnocidas persistem.... Os genocidas, sobretudo, ocorrem na Amazônia brasileira . Somam cerca de 50 os chamados"índios isolados" nessa região. Razão pela qual existe na Fundação Nacional do Índios um setor especializado para tratar, especificamente, dessa questão.

   
Aliás, você sabe que só neste estado da Confederação - Mato Grosso - tem-se 09 (nove) povos indígenas "isolados"; 71 terras (entre homologadas, regularizadas, delimitadas e identificadas) e mais de 40 povos indígenas, compondo um dos mais ricos mosaidos linguisticos da América do Sul?
          
Edir Pina de Barros (Flor do Cerrado)
Enviado por Edir Pina de Barros (Flor do Cerrado) em 31/01/2010
Copyright © 2010. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.


Comentários